quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Teatro: possibilidade metodológica para superar os desafios na escola.

Teatro: possibilidade metodológica para superar os desafios na escola.


O presente trabalho discute a possibilidade de a expressão artística dos Festivais de Inverno, da arte teatral contribuir na construção do conhecimento e no desenvolvimento da formação global dos indivíduos. Segundo Barbosa (1991, p.5) defende que:

“Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem o desenvolvimento do pensamento visual e do conhecimento presente que caracterizam a arte”.

Propõe-se que o teatro seja reconhecido não apenas como uma arte, mas que seja motivo para uma discussão e uma reflexão crítica que aponte possibilidades para que essa idealização aconteça na sociedade. Ao defender essa proposta deparamos com a desvalorização do trabalho com as expressões artísticas, apesar das leis vigentes avançarem a respeito deste tema e de haver ainda a necessidade de discussões e mudanças.
A arte incorpora os eixos norteadores da cultura e viabiliza produzir, apreciar e contextualizar associado à expressividade e à construção do conhecimento proposta que envolva as expressões artísticas (artes visuais, teatro, dança e música). Consideramos que as expressões artísticas são conhecimentos e não apenas atividades mecânicas ou de cunho meramente para alguns minutos de entretenimento. Arte é a apropriação de um saber. Barbosa (1991, p.6) defende que:
As expressões artísticas estão interligadas à emoção, será que por isso a sociedade desvaloriza seu conhecimento? Estas são vistas como algo supérfluo, não valorizado. O homem está inserido no mundo cultural, não valorizar esses conhecimentos seria negar sua própria existência. Não é possível o desenvolvimento de uma cultura sem o desenvolvimento de formas artísticas (BARBOSA, p.5).
A cultura marca fortemente os elementos teatrais devido também aos costumes, crenças e ideais presentes em cada povo. Sendo uma maneira de o homem se encontrar como ser humano, possuidor de racionalidade e emoção que são características que o distingue dos outros animais. Para Morin:

“O homem somente se realiza plenamente como ser humano pela cultura e na cultura. Não há cultura sem cérebro humano (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber,aprender), mas não há mente (mind), isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura”.(MORIN, 2004, p.52).

A arte integra a cultura que está em constantes transformações. Isto possibilita a ampliação da produção e da ressignificação do conhecimento. Por isso, o desenvolvimento de conhecimentos artísticos, integrados aos já existentes na grade curricular da escola, é primordial para uma formação global que visa todas as áreas dos saberes. A pretensão da proposta através da arte é valorizar a diversidade cultural do aluno, perceber, assim, a arte como manifestação ideológica cultural. Dessa forma, a contextualização é relevante no processo de construção do conhecimento. Morin afirma que “todo conhecimento, para ser pertinente, deve contextualizar o seu objeto” (MORIN, 2004, p.37).
Ao desenvolver a expressão teatral é relevante perceber o contexto e, principalmente, articular com outras perspectivas, com a possibilidade de comparar, analisar, e fazer outras leituras dessa expressão artística. No teatro moderno, vários elementos influenciam na construção de uma peça teatral. No inicio do século XX, Brook (1999, p.43) acreditava que, “o local, o contexto social e político, o pensamento e a cultura dominantes têm que influir na criação de uma ponte entre o tema e o público, na determinação do que afeta as pessoas”. Nessa perspectiva, os elementos culturais são importantes na construção de conhecimento e no desenvolvimento do teatro.
Logo, percebe-se que o teatro pode ser um encontro cultural e social. Esses elementos estão presentes nas encenações teatrais, que se apropriam de ideais para simular e/ou criar situações para serem representadas. O teatro é uma maneira de expressar opiniões e ideais, logo, não é apenas para divertimento, mas um manifestador de pensamentos sociais e culturais. Teatro tem uma grande importância que, geralmente, é ignorada pela sociedade. O teatro é político. Permite analisar o contexto social através de um processo reflexivo em que, por meio da abstração, do distanciamento ou da identificação, na representação, permite-se a denúncia, o confronto de idéias, de perspectivas, o rompimento com a rotina de uma aceitação passiva do que é transmitido pelo cinema e televisão, nos quais tudo que está pronto e acabado. No teatro, em contrapartida, o espectador é arrancado do seu conforto, da sua passividade. Ele participa, influi no desenvolvimento de uma peça, interpreta à luz de suas vivencias, da sua emoção, do contexto em que está inserido.
Quando se pensa teatro na escola pretende-se desconstruir a idéia de que acontece apenas de uma forma, ou seja, espetáculo e platéia e que a encenação seja aquelas obras que não permita o público criarem junto com o espetáculo. Percebe-se, muitas vezes, nas escolas encenação de peças infantis. A criança possui a capacidade de assistir espetáculos que não sejam as famosas obras de contos infantis. Por isso, é importante que os educadores percebam o teatro além daqueles que eles conhecem.
O teatro pode ser considerado um conhecimento, integrador de diferentes saberes, não sendo uma expressão apenas teórica ou executora de técnicas. O teatro é um conhecimento podendo circular em várias áreas de conhecimentos. Mas, muitas vezes, é visto como possibilitador do desenvolvimento da criatividade. O teatro ainda hoje, é pensado exclusivamente como um meio eficaz para alcançar conteúdos disciplinares extras teatrais ou objetivos pedagógicos muito amplos como, por exemplo, o desenvolvimento da “criatividade” (JAPIASSU, 2003, p.23)
Pensar que há grandes escritores e/ou artistas que contribuíram para a sociedade em diferentes contextos históricos e culturais e que não são valorizados e muitas vezes são desconhecidos. Por que não se pode abordar e contextualizar objetos teatrais de grandes dramaturgos e encenadores que foram e ainda possibilitam um senso critico de situações políticas, sociais e culturais de determinados contextos? Será que o teatro seria um meio de engajamento e de apresentação de novas possibilidades de leitura de percepções de diferentes contextos?
Assim, vários autores do teatro propuseram tentativas de romper com questões políticas e sociais. Podemos citar teóricos do teatro que foram relevantes na sua história, como Brecht acreditava que por meio do teatro era possível criticar a situação social. “Brecht acreditava que era possível levar o público a refletir sobre o caráter histórico-social das personagens e de suas ações numa perspectiva crítica, conscientemente elaborada” (JAPIASSU, 2003, p.31). Outros exemplos relevantes nesse processo de possibilidades de releitura são: Artaud, Brook, Grotowski, Beckett, Boal, etc. Por que esses teóricos são importantes no desenvolvimento do teatro? Eles buscaram romper com estruturas já pré-estabelecidas, ou seja, tinham um ideal que tentavam alcançar. Dessa forma, cada um buscou uma nova maneira de realizar as expressões teatrais. Se quisermos que o teatro não seja visto apenas como um entretenimento, podemos mostrar por meio da história e da literatura dramaturgos que tentaram de algum modo mudar a concepção teatral de determinada época.
A leitura e o estudo das obras teatrais são relevantes, bem como o trabalho do ator, as formas de estruturação da cena e do espetáculo. É importante buscar na história elementos que contribuiriam no contexto atual. Uma temática surgida na atualidade pode ser discutida por alguma corrente de pensamento de alguma época. Por isso, seria importante desenvolver a expressão teatral, conhecer os teóricos do teatro, haja vista que o teatro não pode ser percebido apenas como um passatempo. Muitas pessoas possuem uma visão equivocada sobre as expressões artísticas, não as percebendo como um campo de conhecimento.
O teatro pode ser um apontamento para a superação dos desafios enfrentados pela tradição: os conhecimentos fragmentados, a complexidade, a contextualização do objeto, etc. Mas é necessário romper com a concepção de teatro existente, do “teatrinho” apenas como entretenimento. Além disso, é necessário trazer para cada realidade social a percepção da relevância de estudar alguns espetáculos destinados à divulgação da expressão da arte. "Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita a um mundo socialmente limitado a se expandir, tornando-se patrimônio da maioria e elevando o nível de qualidade intelectual da população” .

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