quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DO OURO AO CAPITAL

BEAUD, Michel História do Capitalismo: de 1500 até nossos dias. São Paulo: Brasiliense, 2004.


DO OURO AO CAPITAL

- A LONGA MARCHA PARA O CAPITALISMO


- A SOCIEDADE FEUDAL ESTA REALIZADA EM SUA FORMA ACABADA NO SECULO XI, NO ÃMBITO DO SENHORIO SE EFETUA A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO. MAS, ASSIM QUE É CONSTITUIDA A SOCIEDADE FEUDAL, INCIA-SE O PROCESSO DE SUA DECOMPOSIÇÃO: MUTAÇÃO DA PRESTAÇÃO EM TRABALHO DE PRESTAÇÃO EM GENEROS OU EM DINHEIRO, COM DESENVOLVIMENTDO DO TRABALHO LIVRE E DE FORMAS DE PROPRIEDADES CAMPONESAS, RETOMADA DO COMERCIO: FEIRAS COMERCIAIS, REATIVAÇÃO DO ARTESANATO, RENASCIMENTO DA VIDA URBANA. FORMAÇÃO DE UMA BURGUESIA COMERCIANTE, ETC.

- AS CRUZADAS POSSIBILITARAM A CONSTITUIÇÃO DE GRANDES TESOUROS, LEGENDARIO, DOS TEMPLARIOS. AS ATIVIDADES DE COMERCIO, DE BANCO E DE FINANÇAS DESABROCHARAM NAS REPUBLICAS ITALIANAS NOS SECULOS XIII E XIV, DEPOIS NA HOLANDA E NA INGLATERRA.

- O OURO, OBSERVAVA COLOMBO, É A MELHOR COISA DO MUNDO, ELE ATÉ PODE ENVIAR AS ALMAS AO PARAISO.

- AO MESMO TEMPO EM QUE OS METAIS SE TORNAM MAIS ABUNDANTES, OS PREÇOS SOBEM. NA EUROPA OCIDENTAL, O PREÇO MÉDIO DO TRIGO, QUE POVIO AUMENTARA, QUADRUPLICA.

- CO O AFLUXO DOS METAIS PRECIOSOS DA AMERICA E COM O DESENVOLVIMENTO DAS PRODUÇÕES PROGREDIU O COMERCIO NA EUROPA; COM O TQABALHO FORÇADO NA AMERICA E COM ABAIXA DOS SALARIOS REAIS, LIGADA A INFLAÇÃO EUROPEIA, HOUVE UM EXCECENTE SUPLEMANTAR, COM O COMEÇO DAS ENCLOUSURES NA INGLATERRA É LIBERADA UMA MÃO-DE-OBRA, VAGABUNDOS, MENDIGOS, PERSEGUIDOS, PRISIONEIROS E OUTROS. AS BURGUESIAS MERCANTIS E BANCARIAS SE FORTALECEM.

- MESMO NAS FORMAÇÕES SOCIAIS EM QUE DESABROCHA O CAPITALISMO, O ANTIGO CONTINUA A SER PREDOMINANTE: POPULAÇÃO ESSENCIALMENTE RURAL, PRODUÇÃO PRINCIPALMENTE AGRICOLA, TROCA RELATIVAMENTE RESTRITA COCM GRANDE APRTICPAÇÃO DA POPULAÇÃO VIVENDO DA AUTO-SUBSISTENCIA.

- DERRUBADO O ABSOLUTISMO, NÃO SE TRATA DE ESTABELECER UM REGIME DEMOCRATICO FUNDAMENTADO NO SUFRAGIO UNIVERSAL.

- E NA FRANÇA QUE O ABSOLUTISMO-MERCANTILISMO APARECE COM MAIS NITIDEZ. ASSIM CORREPSONDE A ALIANÇA ENTRE UMA BURGUESIA AINDA FRACA COM UM MONARCA CUJO ABSOLUTISMO SE COMPLETA COM LUIZ XIV.

- AO CABO DESA LONGA MARCHA DE VARIOS SECULOS PAR O CAPITALISMO, O CAPITAL, ENQUANTO RELAÇOA SOCIAL DE DOMINAÇÃO PARA A EDTORSÃO DA MAIS VALIA, AINDA NÃO ESTÁ REALIZADO EM SUA MATURIDADE EM NENHUM LUGAR.
- UM DOS FATOS MAIS IMPORTANTES É A IMPORTANCIA DO ESTADO NO PROPRIO NASCIMENTO DO CAPITALISMO; É TAMBÉM, E DE UM MODO VINCULADO, A DIMENSÃO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO CAPITALISMO: NÃO HÁ CAPITALISMO SEM BURGUESIA. E ESTA SE FORTALECE NO ÃMBITO DO ESTADO-NAÇÃO, AO MESMO TEMPO EM QUE SE FORJA A REALIDADE NACIONAL. E NESTE ÃMBITO QUE FOI PROFGRESSIOVAMENTE CRIADA, MODELADA ADPATADA A MÃO-DE-OBRA NECESSARIA.
- O SECULO DAS TRES REVOLUÇÕES: SECULO DAS LUZES, DO ESPIRITO FRANCES, DO DEPOTISMO ESCLARECIDO É ASSIM APRSENTADO O SECULO XVIII.

Nenhum comentário: