quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

IGLESIAS, Francisco. A Revolução Industrial editora brasiliense São Paulo: 1990.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

- CONVENCIONOU-SE DIZER QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SE VERIFICOU NA SEGUNDA METADE DO SECULO XVIII, SOBRETUDO NA INGLATERRA, COM O APERFEIÇOAMENTO DA MAQUINA A VAPOR, QUE ASSEGURAM NOVOS ELEMENTOS ENERGETICO.

- A IMPOSIÇÃO DO VAPOR COMO ELEMENTO ENERGETICO E AS NOVAS MAQUINAS QUE ALTERAM SOBRETUDO A TECELAGEM E A METALURGIA E DÃO PRINCIPIOS NOVOS A INDUSTRIA, EM ASSOCIAÇÃO CRESCENTE DESSA ATIVIDADE COM A CIENCIA, VÃO MARCAR UM PRINCIPIO DE ACELERAÇÃO NA HISTORIA DA INDUSTRIA.

- O ACIRRAMENTO DA LUTA DE CLASSES É UMA CONSTANTE NA EVOLUÇÃO COMO AFIRMOU MARX NO MANIFESTO COMUNISTA: A HISTORIA DE TODA SOCIEDADE ATE NOSSOS DIAS É A HISTORIA DA LUTA DE CLASSES. A INDÚSTRIA AUMENTA O CONTRASTE ENTRE RICOS E POBRES.

- A EFICÁCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FAZ QUE TODOS OS ESTADOS SE VOLTEM PARA O INDUSTRIALISMO.

- NA REALIDADE, O EXEMPLO DAS NAÇÕES DOMINANTES, INDUSTRIALIZADAS, ORIENTA OS NOVOS ESTADOS. OS MAIS ANTIGOS PROCIURAM EMPARELHAR-SE COM AS NAÇÕES LIDERES, VIVENDO A EXPERIENCIA, CADA UM A SUA MANEIRA.

- O IMPORTANTE É QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL CONTINUOU SEM CAMINHO, COM NOVAS INVENÇÕES E A IDEIA DE RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO.

- EM PERSPECTIVA HISTORICA, DEVE-SE CONSIDERAR COMO INDUSTRIA TODO ESFORÇO DO MAIS SIMPLES AO MAIS ELABORADO. ARTESANATO E MANUFATURA, COM PEQUENA OU MÉDIA PRODUÇÃO, COM FORMA SIMPLES OU SOFISTICADA.

- NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE ESSA ATIVIDADE COMEÇOU COM O USO SISTEMATICO DO VAPOR, COMO SE DÁ NA SEGUNDA METADE DO SECULO XVIII, POIS É A TIVIDADE QUE NÃO TEM COMÇEO DETERMINADO.

- A EVOLUÇÃO TÉCNICA, COM FINS PRATICOS, TEVE EVOLUÇÃO LENTA. A CONSIDERAÇÃO CONJUNTA DA CIENCIA E DO TRABALHO NEM SEMPRE SE FEZ.

- A INDUSTRIA SO DARÁ O SALTO DECISIVO QUE LEVARA A VELOCIDADE DE SEU DESENVOLVIMENTO EM NOSSO TEMPO, A PARTIR DO SECULO XVIII.

- COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ASSISTIR-SE A PASSAGEM DA MANUFATURA PRA A MAQUINOFATURA.

- DURANTE A IDADE MEDIA CABE A IGREJA PAPEL IMPORTANTE NA CONSERVAÇÃO DAS TECNICAS AGRICOLAS E EM SEU APRIMORAMENTO, COMO NOVOS APARELHOS E MAIS PRODUTIVIDADE. CABE-LHE CUIDAR DA ATIVIDADE INDUSTRIAL, MELHORADA COM NOVOS UTENSILIOS E OUTROS PRODUTOS.

- ASSIM, EMPREGA-SE SOBRETUDO O EMPREGO DA ENERGIA HIDRAULICA E DOS RECURSOS MINERAIS, COMO FES PRINCIPALEMTYE COM O FERRO, ANTES DE PEQUENO USO.

- VALE SALIENTAR QUE A VALORIZAÇÃO SOCIAL E ATÉ PSICOLOGICA DA TECNICA, DE LUGAR AINDA NO SECULO XVI, COM O INCIO DA FILOSOFIA MODERNA.

- A TRADIÇÃO RESISTE ELEA TEM MUITOSOBSTACULOS A VENCER. AOS POUCOS, IMPOE-SE, O QUE SO SE DARÁ EM, NOSSO TEMPO.

- A MUDANÇA DE MENTALIDADE, SINAL DE AVANÇO DOS TEMPOS, CORRESPONDE O AUMENTO DS ESFORÇOS MANUAIS E MECANICOS, COM A MULTIPLICAÇÃO DOS INVENTOS.

- E ASSIM, CRESCE O NUMERO DE HOMENS INTRESSADOS NO PROGEESSO TECNICO E SE UNEM EM SOCIEDADES CIENTIFICAS, PARA O ESTUDO E INCREMENTO DE ATIVIDADES.

Nenhum comentário: