quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A ARMADA DE CABRAL EM PORTO SEGURO

A ARMADA DE CABRAL EM PORTO SEGURO



O INFOGRÁFICO REPRESENTA AS ROTAS E AS SINGRADURA DA ESQUARDA DE PEDRO ALVES CABRAL EM PORTO SEGURO DURANTE OS DEZ DIAS DA CHAMADA ‘SEMANA DE VERA CRUZ’.


EMBORA AS ESPECIARIAS JÁ TIVESSEM MUITO VALOR, OS PORTUGUESES, INVANDINDO CASAS, LOJAS E BAZARES A CATA DE METAIS, AS DESPREZARAM SOLENEMENTE.


OS PORTUGUESES SE TORNARAM DONOS DE UMA CIDADE PARALISADA. AS CARAVANAS QUE COSTUMAVAM CHEGAR A CEUTA CARREGADAS COM O OURO DA GUINÉ DESVIARAM SUAS ROTAS PARA TANGER E TUNIS.


NÃO SÃO POUCAS AS CONTRADIÇÕES QUE CERCAM A FIGURA DO INFANTE. MONTE- GUERREIRO, ODECECADO, CELIBATARIO. D. HENRIQUE DE FATO ERA UMA FIGURA IMPONENETE, PERMANENTEMENTE ENVOLTO EM UM MANTO NEGRO.


DE QUALQUER FORMA, DAS RAZÕES APONTADA POR ZURATA COMO AS QUE LEVARAM O INFANTE A ARMAR EXPEDIÇÕES, APRIMEIRA E A PRIMORDIAL DELAS PARECE DE FATO TER SIDO AUTÊNTICA. D. HENRIQUE DICIDIRA DESCOBRIR A VERDADE SOBNRE A TERRA QUE ESTAVA ALÉM DAS CANÁRIAS, PORQUE ATÉ ENTAÃO NÃO HAVAIA NINGUEM NA CRISTANDADE QUE DISSO SOUBESSE, NEM DAS CARTAS DE MARCAR NEM DE MAPAS-MUNDI. NESTE SENTIDO D. HENRIQUE SE TORNARIA O PATRONO DE UMA AVENTIURA METODICA E CIENTFICIA DE CARATER MODERNO.


D. HENRIQUE DE FATO ESFORÇOU-SE PARA ILUMINAR A PONTA SAGRADA COM O FACHO DA CIENCIA, VARRENDO DE LÁ AS SOMBRAS DO MITO, COMO OS CONTINUADORES DE SUA OBRA FARIAM ENTRE AS SOCIEDADES NATIVAS DA AMÉRICA.


AINDA ASSIM OS LUSO CONTINUARAM TENTANDO TOMAR AS CANARIAS POR MAIS DE 10 ANOS. EM MEIO AO PROCESSO DESCOBRIRAM O PORTO SANTO, MADEIRA E DOS AÇORES.


EMBORA UM DE SEUS OBJETIVOS FOSSE O DE CONQUISTAR ALMAS. D HENRIQUE SE REVELARIA CUM HERDEIRO PGENUINO DO DANTASISMO DOS TEMPLÁRIOS, POIS ALÉM DE VIRAR O PADRINHO DAS EXPLORAÇÕES ULTRAMARINAS, TORNOU-SE TAMBÉM O PADROEIRO AS SAGA ESCRAVOCRATA DOS EUROPEUS.


AS LENDAS TINHAM UM FUNDAMENTO DE VERDADE COMO ZURARA ANOTOU EM SUA CRONICA DOS FEITOS DE GUINÉ. ALÉM DO MAIS, NA MENTE DOS NAVEGANTES, O BAJADOR ESTABELECIA TAMBÉM O INICIO DA TORRIDA ZONA QUE DE ACORDO PTOLOMEU E OS GEOGRAFOS ANTERIOR ERA INABITAVEL. DEVIDO AO CALOR.
A MEDIDA QUE AVANÇANDO PARA O SUL, OS LUSOS VIRAM ESSE SIGNO UNIVERSAL DE LOCALIZAÇÃO. AFOGAR-SE NO HORIZONTE NORTE. SOB O SIGNO DAS DE TÃO GRANDES INOVAÇÕES, O IMPULSO EXPLORATORIO LUSITANO FOI RETOMADO E A AVENTURA DO PÉRIPLO AFRICANO SE REINICIOU.


EMBORA AS JORNADAS EXPLORATORIAS PROSSEGIUISSEM, O COMERCIO DE ESCRAVOS E, DEPOIS DE PIMENTA MALAGUETA DE QUALIDADE INFERIOR, MAS, MAIS BARATA DO QUE A DA INDIA, DE OURO E DE MARFIM NÃO SÓ BATIZARIAM VÁRIAS REGIÕES DA COSTA DA AFRICA (TOPONIMOS) DA COSTA DO OURO, DA COSTA DO MARFIM, COSTA DA PIMENTAM E COSTA DOS ESCRAVOS DA AFRICA SE MANGTERIAM POR SÉCULOS.


FUNDADA A PODEROSA BASE NAVAL QUE LHE PRMITIU DEFENDER E VIGIAR SEU MONOPÓLIO AFRICANO, QUE COMEÇAVA A SER INVEJADO E AMEAÇADO POR OUTRAS POTENCIAS EUROPEIAS.


ENQUANTO COLOMBO NEGOCIAVA COM D.JOÃO II, O REI JÁ PREPARAVA O ENVIO DE UMA NOVA EXPEDIÇÃO EM BUSCA DO FIM DA AFRICA.


A VITORIA DE PORTUGAL FOI A DECEPÇÃO DE COLOMBO. MAS, AO MESMO TEMPO, ELA O FARIA SE MUDAR PARA A ESPANHA E LA, COLOMBO CAIU NAS GRAÇAS DA RAINHA ISABEL, OBTENDO O FINANCIAMENTO PARA SEU PROJETO DE ATINGIR AS INDIAS PELA ROTA DO OESTE.


VASCO DA GAMA CHEGOU A CALICUTE, FICOU TRES MESES EM CONFLITO CONSTANTE COM OS MERCADORES ARABES.

Nenhum comentário: