quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR

O CURRÍCULO NO COTIDIANO ESCOLAR


A busca de caminhos para renovar a escola e adequar o currículo à realidade dos novos tempos tem recebido significativa contribuição de pesquisadores da educação que, com sua reflexão e capacidade de síntese vêm redefinindo o papel da escola. Conhecer seu pensamento nos ajuda a encontrar formas de ressignificar o trabalho em sala de aula, no sentido de ensinar a pensar, selecionar e interpretar informações e a tomar decisões, substituindo a transmissão do conhecimento pronto pela pesquisa e pela construção de novas formas de compreensão da realidade.

Segundo os teóricos as decisões sobre o que incluir no Projeto Curricular estão contempladas nos quatro componentes do currículo: primeiro o que ensinar refere-se a necessidade de concretização das intenções educativas nos conteúdos, que devem ser analisados em seus aspectos lógicos e psicológicos. Apesar dos pontos homogêneos entre os currículos eles se diferenciam entre si.

No entanto, considera absurdo que a escola vise a transmissão de conhecimentos, ignorando o processo de conhecimento do ser humano. Não necessariamente a escola deve promover a compreensão da totalidade fragmentada e isolar o conhecimento, impedindo que o todo e as partes se comuniquem, em uma visão de conjunto. O foco do autor prioriza os fazeres e saberes dos participantes sujeitos do cotidiano. Somente a partir da realidade cotidiano de cada escola é permitido a elaboração dos objetivos identificados para todos os sujeitos e que chamamos de sujeitos.

A ressignificação curricular, urgente e necessária, exige um investimento sério e sistemático na formação continuada do professor e também na informação aos pais, pois as tentativas de renovar a escola muitas vezes, ocorrem baseada no saudosismo do profissionais responsáveis pela educação do país. O currículo deixa de ser ideal para ser o cotidiano das escolas na construção e realização curricular.


Portanto, é preciso fazer chegar a prática das salas de aula a teoria que os pensadores da educação nos oferecem. É preciso também viabilizar uma constante capacitação dos professores em serviço e demonstrar aos pais e a sociedade que a principal função da escola atual é, além de formar o cidadão, garantindo seu crescimento pessoal, social, individual e coletivo, desenvolver a autonomia moral e cognitiva, a capacidade de pensar e de tomar iniciativas e a consciência comprometida com a observação dos elementos que interferem no processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: