domingo, 3 de janeiro de 2010

Nas entranhas do conhecimento

Josélia Fereeira de Oliveira
Prof. ESCOLA MUNICIPAL ALICE GAUDÊNCIO

Com o objetivo de proporcionar aos nossos alunos a aquisição de novos conhecimentos, de forma interdisciplinar, foi que, realizamos uma viagem à cidade de Areia-PB. Os principais aspectos que enfatizamos durante a visita foram a questão da preservação ambiental e sociocultural

Figura 1: Mapa de Areia-PB
Daí, o presente relatório se refere a aula de campo na cidade de Areia - PB, com saída as 8:00 horas do dia 07 de dezembro de 2009, chegando em Areia-PB aproximadamente às 9:10 horas da manhã. Iniciamos nossas atividades a partir de uma caminhada pela Mata Pau dos Ferros, os alunos aprenderam sobre a vegetação, as plantas e a história de algumas espécieis, tanto aquelas que são medicinais como as venenosas. Em seguida partimos para o Campus da UFPB, onde foi possível apresentarmos aos alunos a importância da preservação da História Local. Mostramos a Casa do Senhor de Engenho, a moenda e o local onde os escravos trabalhavam para produzir o açucar e a rapadura, bem como, a cachaça. Logo em seguida, almoçamos, e depois fomos visitar a Igreja dos Negros, a residência que quarda os resquícios de uma senzala urbana. Visitamos também o Teatro Minerva e na ocasião foi abordado pelo guia turístico a história e sua importância para a cultura dos paraibanos.
Areia tem inúmeras belezas naturais e históricas. Nesse sentido, realizamos um percurso pela cidade, e os alunos puderam conhecer: prédios seculares, museus, igrejas, tendo como característica viáveis a sua proximidade e o fácil acesso entre eles.


Podemos dizer que, a Mata Pau dos Ferros (reserva ecológica) serviu para mostrarmos a diversidade das espécies vegetais e a importância da Mata para as futuras gerações.

RESERVA ECOLÓGICA MATA DO PAU-FERRO

Criada em 1992, a reserva tem inúmeras trilhas, uma barragem, uma diversidade de fauna e flora, além de ser um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Nordeste.



ASPECTOS HISTÓRICOS

A história de Areia se confunde com a história da Paraíba, principal município do Brejo Paraibano, Areia surgiu como povoado em 1625. É a cidade natal do pintor Pedro Américo, do escritor José Américo de Almeida e do Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever. Fica a 120 quilômetros da Capital, João Pessoa. Com cerca de 30 mil habitantes é uma pacata cidade do interior e possui vários prédios tombados pelo patrimônio histórico: A Igreja de N. S. do Rosário dos Pretos (do século XVII, construída pelos escravos), o Teatro Minerva (1859, edificado pelas famílias de maior poder aquisitivo da época, daí sua denominação original: Teatro Particular ); a Igreja Matriz, o Casarão de José Rufino (influente Senhor de Engenho), a Biblioteca José Américo de Almeida, o Museu Regional de Areia e o Museu-Casa do pintor Pedro Américo, além da Reserva Florestal do Pau-Ferro e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, antiga Escola de Agronomia do Nordeste, primeiro campus universitário de todo o interior do Nordeste. Areia foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
A Igreja matriz como é mais conhecida, tem nas suas pinturas o seu maior atrativo. Todo o teto é revestido por pinturas que retratam passagens bíblicas.


IGREJA DO ROSÁRIO.
A Igreja do Rosário construída no século XVII, é uma das mais antigas do interior da Paraíba. Mais conhecida como a Igreja dos Negros é a expressão da resistência religiosa e das tradições de uma raça no Brasil - colônia.


Na área da UFPB, campus destinado aos estudos sosbre Agronomia abrage um conjunto de dois prédios, a Casa-Grande e o Engenho, guardam em seu acervo um retrato de como era a região na época do Brasil colônia.


Casa de morada do Senhor de Engenho.
Esse conjunto considerado parte do Patrimônio Histórico do Brasil, apresenta uma riqueza para a aquisição dos novos conhecimentos aos alunos, haja vista que, a História de um povo se revela pelas características de uma certa realidade histórica.
CASA DE PEDRO AMÉRICO.
A casa de Pedro Américo é o local onde nasceu o pintor. Lá podemos encontrar réplicas de suas obras e alguns pertences seus. Dessa modo, a casa Museu é uma oportunidade de incentivar a cultura e a arte entre os alunos.
Conforme mostramos abaixo, a arquitetura da cidade retrata os modelos dos casarões antigos dos séculos XVIII e XIX, preservados até nossos dias.


Enfim, Areia-PB, é conhecida por suas riquezas culturais, particularmente o Museu de Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense - entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele por Dom Pedro II, e o Museu da Rapadura, localizado dentro do Campus da UFPB na cidade, onde é possível o visitante observar as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana-de-açúcar, como a cachaça, sendo a areiense muito conhecida exteriormente por seu incomparável sabor. Areia foi considerada por muito tempo como "Terra da Cultura" tendo seu teatro - o "Theatro Minerva" - sido edificado 50 anos antes que o da capital do Estado da Paraíba. Para essa cidade hospitaleira, de invernos rigorosos, convergiram estudantes de todo o Nordeste, sendo expoentes deste tempo a Escola de Agronomia do Nordeste, o Colégio Santa Rita (Irmãs Franciscanas, alemães) e o Colégio Estadual de Areia (antigo Ginásio Coelho Lisboa). Seus filhos se destacavam em todos os concursos de que participavam. Carminha Sousa e Laura Gouveia eram reconhecidas pela capacidade de educar e formar pessoas na língua portuguesa.
TEATRO MINERVA


O Teatro Minerva faz parte desse Patrimonio Histórico do Brasil. Primeiro teatro construído na Paraíba. Inaugurado em 1859, com capacidade para 250 pessoas e uma excelente acústica.
A ZONA RURAL DE AREIA - PB

Em toda a sua zona rural, Areia possui diversos engenhos de cana-de-açúcar que fabricam cachaça de excelência no mercado consumidor, a rapadura, o mel e o açúcar mascavo. Na época da moagem, os turistas podem acompanhar todo o processo de produção dos engenhos.
Areia é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião do Brejo Paraibano. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 26.569 habitantes. A área territorial é de 269 km².
Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, Areia, no inverno, é coberta por uma leve neblina, e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos.
Em 1648, a expedição em busca de recursos minerais de Elias Herckman, então governador holandês da Paraíba, percorreu a mando de Maurício de Nassau a região onde hoje se assenta a cidade de Areia sem entretanto nada encontrar. Pouco mais tarde, em meados do século XVII, desbravadores portugueses percorreram a região, tendo um deles, de nome Pedro Bruxaxá, se fixado no local à margem do cruzamento de estradas que eram caminho obrigatório de boiadeiros e comboieiros dos sertões com destino à cidade de Mamanguape e à Capital. Dada a amizade que fez com os nativos, ali construiu um curral e uma hospedaria conhecida como “Pouso do Bruxaxá”. A região foi por muitos anos denominados "Sertão de Bruxaxá".
Com o tempo, entretanto, devido a um riacho que possuía bancos de areia muito brancas, o povoado passou a ser chamado de Brejo d'Areia, já que o lugarejo fica na Microrregião do Brejo Paraibano, região da Paraíba não muito longe do litoral, que recebe os úmidos ventos alísios vindos do Atlântico e possui uma cobertura vegetal de floresta atlântica, hoje em dia reduzida a manchas. Por isso, também chamada de Zona da Mata. O povoado foi elevado à categoria de vila em 30 de agosto de 1818 e, em 18 de maio de 1846, tornou-se cidade.


NOMES DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DA VIAGEM A AREIA-PB.
Campina Grande, 06 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário: