sábado, 16 de janeiro de 2010

PROMESSA E FRUSTAÇÃO

PROMESSA E FRUSTAÇÃO



Josélia Ferreira de Oliveira


A Promessa e Frustração: A década de 1960 nos Estados Unidos foi marcada pela prosperidade. O Presidente John F. Kennedy foi autoproclamado tribuno de “uma nova nação”, responsável por tirar o país do conformismo e pôr o país novamente em movimento. Desse modo, a fim de controlar a inflação, o presidente emitiu diretrizes de preços-salários e na marra obrigou as companhias de aço a rescindir um aumento de preços.
No âmbito político apesar do Congresso Nacional ser favorável aos programas de defesa e pesquisa e ao desenvolvimento, projetos relativos ao bem-estar social são rejeitados, mas foram aprovados os projetos de iniciativa relativos ao crédito fiscal, por investimentos, retreinamentos de desempregados, construção de habitações, aumento do salário mínimo e de benefícios da Previdência Social.
Aprovou a lei de expansão do Comércio em 1962 que estimulava o comércio externo mediante acordos tarifários recíprocos. A Lei de recuperação da áreas em 1961 incentivou a construção de estradas beneficiou os interesses empresariais, mas não ocorreu nenhuma mudança na vida dos menos favorecidos do país.
Por outro lado, os conservadores bloquearam todos os pedidos de Kennedy referente aos programas de ajuda aos desempregados jovens e trabalhadores migrantes, a criação de um novo Departamento de assuntos urbanos, maiores benefícios no seguro-desemprego, assistência médica do governo aos idosos, ajuda federal a educação e corte nos impostos eu visava aumentar os gastos de consumo.
Além disso, o governo Kennedy teve que enfrentar um dos piores problemas social do país, haja visto que o tratamento desigual dado aos negros devido a falta de recursos que os conservadores cada vez mais limitava. Conforme o autor enfatiza que derrotado por várias vezes Kennedy, o governo passa a depender exclusivamente da ação executiva. Os negros foram sendo cada vez mais nomeados para cargos públicos do governo, ocorreu a pressão contra a discriminação através das políticas de compras de órgãos públicos, o presidente proibiu a discriminação em projetos habitacionais financiados pelo governo federal.
Pode-se dizer que aparentemente parecia que o progresso estava sendo alcançado no país por meios pacíficos, aumentava as oportunidades dos negros principalmente para aqueles com nível superior. No entanto, existia uma parte da população branca que estava disposta a lutar contra a igualdade racial em relação a população negra. Destaca-se durante o governo de Kennedy na década de 1960 tenha sido deteriorado os pactos contrários formados pelos Estados Unidos e União Soviética.
O governo Kennedy se preocupou com os problemas do empobrecimento dos países considerados do Terceiro Mundo a fim de prestar ajuda aqueles que precisavam. Por outro lado, no que interessava a Khrushchev, Kennedy prometeu publicamente não invadir Cuba se as instalações fossem fechadas. Embora a crise continuasse e o esforço soviético de fechar a brecha na questão dos mísseis; essa brecha foi favorável aos Estados Unidos que por sua vez a tensão entre o oriente e o ocidente diminuiu.
Entretanto, a política externa de Kennedy não foi repetida no Vietnã. As razões para isso foram várias e complexas, e as mais importantes incluíam o grande interesse norte-americano em reforçar seus laços com o parceiro da Guerra Fria na Europa, França. Até 1960, os inimigos de Diem no Sul receberam apenas assistência esporádica de Hanói. Não aceitando a vitória comunista e pensando ser o Vietnã o ponto principal da questão, Kennedey recomeçou do ponto onde parara. O assassinato de kennedy em 1963 não cessa a guerra.
O novo governo não traz para o país mudanças significativas. Republicanos, conservadores, insatisfeitos desde o dia do New Deal indicam o representante para o senado. O aumento dos democratas no Congresso é quebrado o poder de coalizão republicanos-democratas. Em relação ao êxito interno em meados da década, os Estados Unidos, potencialmente eram uma sociedade confusa e dividida. A desintegração das alianças internacionais continuava a oferecer uma estranha mistura de ameaça e oportunidade.
As duas potências mundiais e o empobrecimento do Terceiro Mundo que apresentava problemas de possível solução, mas permanece o fracasso na tentativa de resolver os problemas econômicos e políticos da América Latina. Os problemas do poder tiveram uma ilustração mais séria, na luta interminável no Vietnã. O envolvimento norte-vietnamita na luta contra Saigon, na realidade o Presidente tinha duas opções: conciliação com Hanói para formação de um governo de coalizão com Saigon, ou a busca de uma vitória militar. Enfim, Johnson resolveu americanizar a guerra contra o comunismo internacional na Indochina.
Em 1967, a malsucedida guerra no Vietnã era apenas um grande número de problemas enfrentados pelos Estados Unidos.Outro fato que marcou foi o assassinato de Martin Luther King, Jr. Além disso, a campanha de militância negra prosseguia. Muitos brancos temiam uma guerra racial. Outro problema social paralelo que surgia era a discriminação da mulher. Já em 1966, as mulheres se organizam frente as imposição machistas dos poderosos. Sem dúvida a discriminação racial no emprego também é um dos fatores presentes nessa época. O movimento juvenil aumenta os conflitos sociais, e entre as gerações.
O Tribunal de Warren e o ideal judiciário de imparcialidade tornou-se evidente uma série de decisões que reformaram a processesualística, estendendo as garantias federais e as ações criminais aos níveis municipais e estadual. O direito a livre expressão significou leis contra a pornografia e a proibição de realizar orações e de ler a Bíblia nas escola públicas.
Em 1968, a sociedade de Johnson e a doutrina aigualitária do Supremo Tribunal de Warren, colidiu com o crescente nervosismo do povo e o conservadorismo. A luta do Vietnã prossegue com extensa destruição. Em outras partes do mundo continua tensa as relações entre soviéticos-americanos. Diante da aproximação das eleições presidenciais, o presidente suspendeu o bombardeio do Vietnã do Norte. Os candidatos Humphrey e Nixon deram destaque a lei e a ordem, apoiaram as negociações entre os vietnamitas, mas sem sucesso. Nixon vence as eleições. Esse governo enfrentará os problemas internos e externos difícil de resolver, uma vez que não tinha o apoio do Congresso.


REFERENCIA:
SELLERS, Charles/Mary, Henry/MCMILLEM, Neil R. cap.30: Promessa e Frustração: A década de 1960. In: Uma Revolução da História dos estados Unidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990, p.p. 395-415.

Nenhum comentário: