quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

As cidades na época dos descobrimentos.

__________, As cidades na época dos descobrimentos. São Paulo-SP. Ed. Scipione, 1994.
Coloque o nom do autor, pois eu não sei de quem é esse texto.



- Século XV, período do apogeu das transformações na sociedade européia, do renascimento artístico, intelectual, das invenções técnicas, mas também época das pestes, das epidemias, da mortandade das guerras e da fome que assolaram toda a Europa e desorganizou a produção agrícola, conseqüentemente se deu o declínio da população. Esse declínio populacional permitiu o reequilíbrio da sociedade feudal ao longo do século XV.

- A cidade de Tenochtitlán contava com uma estrutura urbana superior à das cidades européias na mesma época e uma população com mais de 500 mil habitantes.

- O crescimento urbano foi marcado por um intenso tráfico mercantil, o comércio dos produtos de luxo foi acentuado nesse período.

-Já o crescimento do comércio se deu com a descoberta do caminho marítimo para as Índias e para América, favoreceu o florescer da vida urbana.

- A Itália passou a ser vista por muitos franceses como modelo ideal de refinamento. Procurava-se imitar a vida na corte não apenas do ponto de vista material, como também a formação de eruditos que com seus conhecimentos pudessem animar os debates nos salões. A música, a pintura, a escultura e a literatura eram profundamente incentivadas, alterando o espírito rude e despojado que havia caracterizado o cotidiano a Idade Média.

- A violência no cotidiano é marcada nesse período de conquistas pelo teor da vida violenta. A rainha Isabel agride a soco suas damas de honor e cospe na casaca de franjas de um cortesão. Os crimes nessa época são bagtelas, os combates de ursos, as touradas, as execuções em que o enforcado e depois esquartejado e todas as partes do corpo expostas, constitui-se uma distorção encantadora, as chacinas eram consideradas benção de Deus.

-O homem que enfrentou os mares da América foi responsável por uma cultura do ideal da perfeição. É um homem que valoriza a grandeza do indivíduo.

-A estética renascentista exprimiu-se pela cultura, pintura e literatura e pela conquista da América.

-Beleza e tragédia caracterizam esse movimento histórico dos descobrimentos e do Renascimento.

-Conforme Le Goff, “qualquer que tenha sido a origem dos grandes mercadores medievais, uma coisa é certa o seu poderio econômico está ligado ao desenvolvimento das cidades, centro de seus negócios”. Os mercadores transformaram as cidades, foram muitas vezes amantes das letras e das artes responsáveis pela criação de formas de vida cotidianas bastante requintadas. Procurando muitas vezes evitar os conflitos com os senhores feudais, as cidades permitiram aos servos mais que aos feudos ter acesso a atividades urbanas. Longe do campo, poderia arriscar uma outra história de vida, diferente daquela definida pelo nascimento: ser salvo e pobre por toda a existência.
-A prosperidade de alguns dos grandes centros italianos foi possível graças as operações financeiras realizadas pelo papado. A Igreja podendo centralizar o dinheiro da cristandade, tornou-se uma potência financeira em condições de negociar com comerciantes italianos, especialmente com os florentinos.

-Os meios de comunicação nem sempre foi fácil efetuar uma operação bancária a larga distância. O crescimento do comércio e da circulação de papéis gerou a especulação. O vendedor de determinado produto dependia da lei da oferta e da procura.

- O ouro e a prata eram os produtos mais cobiçados pela Europa na época dos descobrimentos. As especiarias e os produtos de luxo eram trocados no Oriente por ouro e prata. O comércio exigia que se cunhassem moedas. Diante dessas necessidades crescentes, as rotas do ouro na África transformavam-se em um alento, uma possibilidade que deveria ser explorada a fundo. Nesse sentido, os descobrimentos vinculam-se a “fome do ouro” que viveu a Europa a partir do século XIV. Este preciso metal tornou-se um dos agentes mais importantes da história do Mediterrâneo, por isso, a África despertava muito interesse nos europeus.

- A técnica e o conhecimento científico como: a criação do sistema numérico, as regras de cálculo algébrico e os princípios fundamentais da geometria. Essas conquistas revelam os conhecimentos que produziram a dimensão moderna.

-O cotidiano no mar exigia da tripulação obedecer a certas observações como: sigilo das fantasias. Seguir os rituais religiosos todos os dias no barco. O trabalho era dividido entre todos. A água e as doenças eram causadas devido a água que se juntava no interior das embarcações o que provocava um sério problema de higiene o que favorecia a proliferação de ratos, baratas e piolhos transmissores de doenças infecciosas. Por isso, um dos problemas mais sérios era a questão da água potável.

-A tripulação também enfrentava problema com a alimentação que rapidamente os produtos entravam em decomposição, haja vista que, os alimentos se tornavam depósitos de vermes. Mas no caso de comandantes, escrivães e pessoas de linhagem nobres merecia uma alimentação de qualidade superior do resto da tripulação do navio.

-Muitos levavam cavalos e negros nos navios, o que não era fácil mantê-los amarrados a bordo. Os cavalos e os negros serviam para assustar os índios. Outro problema que a tripulação enfrentou foi a questão da higiene do vestuário. O cheiro era desagradável porque os marinheiros não trocavam a roupa. Sem água não existia condições de lavar roupa, tomar banho ou qualquer atividade que existisse a necessidade da água.

-As diversões, geralmente eram jogos de azar, mesmo sendo proibidos. As leituras não eram muito freqüentes.

- A mortalidade durante uma viagem chegava a aproximadamente a 20% no caso de ser uma viagem bem sucedida. Geralmente as doenças mais comuns eram causadas pela falta de vitamina C. Essa deficiência prova o inchaço nas gengivas e os dentes caem. A falta de uma alimentação adequada provocava o surgimento das doenças e com isso a morte.

Nenhum comentário: