quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ASPECTOS DO FEUDALISMO

MINISTRANTE:JOSELIA F.OLIVEIRA
TEMA: O FEUDALISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG-
PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO
DISCIPLINA: HISTÓRIA


A sociedade feudal dividia-se em duas camadas: a dos senhores feudais( que exploravam o trabalho dos servos) e a dos servos (que eram explorados pelos senhores feudais). Os servos não eram como escravos: eram donos de sua vida e trabalhavam a terra para si. Eram obrigados, porém, a entregar ao senhor feudal uma parte do que produziam; e durante três dias por semana trabalhavam de graça as terras do senhor. Cuidavam ainda da conservação de estradas, de pontes e dos castelos.
Os senhores feudais tinham o poder econômico porque eram os donos das terras, ou porque as tinham arrendado dos condes, que por sua vez as arrendavam dos reis... Os servos trabalhavam para sustentar toda a hierarquia da nobreza. Os senhores feudais detinham também o poder político, porque faziam as leis do feudo e obrigavam os servos a observá-las. Além disso, em caso de guerra eles chefiavam as tropas. Essas leis não permitiam que o senhor matasse ou vendesse o servo, como se fazia com o escravo, nem que o servo fosse separado de sua família. Mas impediam o servo e a família de abandonarem as terras do feudo em que viviam.
Os senhores feudais tinham poder ideológico (ideologia é um conjunto de idéias), graças à estreita ligação que havia entre eles e o maior poder político e espiritual da época: a igreja católica. A Igreja chegou a ser proprietária de dois terços das terras da Europa. Era a grande “senhora feudal”. Os mosteiros medievais eram enormes feudos, com numerosos servos. Como todos eram cristãos e a Igreja pregava que a autoridade dos reis e dos nobres vinha de Deus, o grande edifício feudal tinha na religião, o seu cimento.
Nesse período da Idade Média surgiram a navegação a vela, a bússola, a imprensa, a pólvora, as lentes de aumento, os moinhos e o relógio mecânico. Essas invenções facilitaram o comércio do Ocidente com o Oriente, que fornecia seda, pimenta-do-reino, canela, açúcar e outras especiarias consideradas de grande valor na Europa. Isso incentivou as navegações.

A IGREJA E SEU PODER NA IDADE MÉDIA

A Igreja foi a instituição mais poderosa da sociedade medieval do Ocidente. As magníficas catedrais construídas na Europa nos séculos XII e XIII são sinais impressionantes desse poder. Naquela época não existiam usina, fábricas, minas, bancos nem, máquinas. O importante era a terra. A riqueza era medida pela quantidade de terra que alguém possuía. A Igreja chegou a ser a maior proprietária de terras, eram enormes feudos, com números servos.
Todos os bispos eram proprietários de terras. Aliás, ser bispo era um grande negócio na Idade Média. Veja, para ordenar um padre, se cobrava em ouro, um diácono, em prata. Portanto, para rechear os cofres dos bispos era preciso adquirir ouro, através da vendas das relíquias falseadas e das promessas infundadas de salvação. O medo foi uma arma útil a Igreja a fim de manter a população submissa e apavorada pelo medo do inferno. O discurso da Igreja era garantir a salvação da alma e manter os fiéis sob controle, tinha o poder temporal e espiritual.
Durante muito tempo a Idade Média foi considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”. O homem medieval, de modo geral, não sabia ler nem escrever. Os homens mais instruídos pertenciam a Igreja, que controlava todas as atividades artísticas, literárias e científicas da época.
A maior parte dos estudos foi dedicada à teologia e à filosofia. A primeira estuda a divindade e a segunda, a compreensão da realidade. Os clérigos, os únicos estudiosos, não tinham nenhum interesse pelo conhecimento da natureza. A partir do século XII, com o aumento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, os burgueses começaram a sentir a necessidade de saber ler e contar. Para atender a essas necessidades, foram criadas as primeiras escolas organizadas. A partir dessas escolas, surgiram no século XIII as universidades. Nas universidades, os professores e alunos dedicavam-se a todos os ramos do saber. O ensino era dado em latim e era garantida a liberdade a mestres e alunos. As primeiras universidades eram formadas por quatro faculdades: artes, direito, medicina e teologia. A mais importante foi a universidade de Paris, especializada em teologia.

FEUDALISMO: UM NOVO SISTEMA SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO

.
No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos chamados cavaleiros, que, em troca, lutavam, a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano e quem recebia era um vassalo.
A sociedade feudal era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Havia, basicamente, dois estamentos: o dos senhores e o dos servos.











ESTRUTURA POLÍTICA E SOCIAL DO FEUDALISMO


PAPA

REI IMPERADOR

DUQUES, MARQUESES, CONDES E

VISCONDES

CAVALEIROS

BURGUESES

ARTESÃOS

CAMPONESES




COLONATO:

RELAÇÃO DE PODER ONDE O SENHOR DAS TERRAS E AQUELES QUE PRODUZIAM ERA OBRIGADOS A ENTREGAR PARTE DA PRODUÇÃO.


OBRIGAÇÕES FEUDAIS:

TALHA:

CORVEIA:

BANALIDADES:

Nenhum comentário: