quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ENREDANDO NAS MALHAS DAS CULTURAS

ENREDANDO NAS MALHAS DAS CULTURAS

A Cultura identifica a pólis, a nação, pois cada terra tem seu uso, sobre ela assenta-se a formação da cidadania, a construção societária e o progresso social. Sendo aspecto do nosso cotidiano também consiste em uma produção coletiva, não se limita a uma classe social. As camadas populares e as elites perfazem a história de um povo e a cultura é o elo identificador desse povo e de sua história.
Preservar a identidade cultural é condição do desenvolvimento. Não se preserva sem a consciência do cotidiano que vivemos e de um projeto cultural., haja vista que cultura é muito mais do que uma atividade, seu espaço há de ser o que a antropologia escudada pela etmologia, já lhe conferiu: produção humana.
O II Congresso Paraibano da Cultura se confunde com o Encontro Nacional de Dança no seu XXVIII Festival de Inverno durante de 20 a 30 de agosto de 2003. Isto é Brasil _ Cia Carlinhos de Jesus. Neste espetáculo mostra a trajetória da Dança popular no Rio de Janeiro. Fala da origem da dança, do samba, trazendo uma síntese da cultura africana com sua importância e influência em nossa arte.
Aparecida – grupo Camaleão _Belo Horizonte-MG. É um espetáculo onde o Brasil é a fonte de inspiração. Os bailarinos fazem movimentos de dança contemporânea para mostrar a fusão cultural do país. “ Aparecida” faz da história da padroeira do Brasil uma alegoria sobre miscigenação étnico-religiosa-cultural dominante no país de Mucanaína, o herói sem nenhum caráter.
Em tempo de valsa- Márcia Rubin Cia,.de Dança. É um trabalho que não trata além da própria dança, chegando ao limite da abstração, potencializando o movimento e sua interna relação com a música. Consiste em ordenar certa possibilidade de movimentos de concordância ou dissonâncias entre corpos e a música, é também considerada um corpo de seqüência e contrates entre linhas, formas e volumes, espaços visuais com ritmos e proporções próprias. É um exercício constante de geração e estruturação do movimento.
A Mostra de Música tem a intenção de concretizar seu perfil didático amplia seus cursos como iniciação musical. E é nessa crença que descerram as cortinas de julho, no frio do inverno para o calor de uma comunhão em vários idiomas e linguagens traduzido na mais universal das linguagens: a Arte.
A Dança é a confluência de todas as manifestações artísticas advindas dos tempos mais remotos da civilização. Além da beleza coreográfica, envolve a música, a teatralidade, o canto, a plástica e o sentido oral real, oriundo da impulsividade humana.
Este Festival se propõe a analisar e debater o universo da dança brasileira, visando provocar uma construtiva permuta de idéias e experiências.
Num contexto onde a dança no país era quase que unicamente importada e destinada a uma elite cultural. O Festival de Inverno em Campina grande-PB tomou para si a tarefa de divulgar e popularizar essa arte, buscando uma comunicação maior entre artistas e público, combinando tendências universais com aspecto tipicamente brasileiro.

Nenhum comentário: