quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MINERAÇÃO NO BRASIL

– MINERAÇÃO


A indústria mineradora no Brasil nunca foi além, na verdade, desta aventura passageira que mal tocava um ponto para abandoná-lo logo em seguida e passar adiante. Chega-se assim, no alvorecer do séc. XIX, a um momento em que já se tinha esgotado praticamente todos estes depósitos de superfície vasta área em que ocorrem.
O monopólio da exploração dos diamantes deu ensejo ao aparecimento desta figura que se tornaria semilendaria o garimpo. Mas este elo que nos une tão intimamente ao passado, não é apenas o quadro pitoresco que gerações sucessivas vêm presenciando no Brasil. Contribui ainda para a multiplicação das fazendas o sistema de pagar os vaqueiros, que é quem dirigem os estabelecimentos, pagamento que só se efetua decorrido cinco anos, acumuladas a quotas de todos eles.
Os processos empregados na criação, nos sertões do nordeste, os mais rudimentares e primitivos. As tarefas das fazendas mineiras, reveladoras de uma técnica superior às suas congêneres do Nordeste, são também mais numerosas e complexas. Este tipo de vida em relações mais democráticas é geral no sul de Minas; não apenas na pecuária mas na agricultura local que como vimos atrás de alguma importância.
Afora isto, os serviços regulares são de pequena monta; queima de pastos anualmente; uma vigilância relativamente fácil nestes campos despidos e limpos em que as rês não pode se esconder como nas brenhas do Nordeste, e onde os inimigos naturais são muito menos perigosos. Criou-se então a Conservadoria das matas, que deveria controlar Todo o serviço de cortes reais e impedir as devastações.
O monopólio da exploração dos diamantes deu ensejo ao aparecimento da figura do garimpeiro, uma figura temida, odiado e perseguida.
Enquanto a pecuária tem importante papel na alimentação da colônia, no que diz respeito a escassez da dieta dos indivíduos.A amplitude do comércio da carne pode ser avaliada por este desfilar ininterrupto de boiadas que perambulam pela colônia e que os viajantes de princípios do século passado assinalam a cada passo em seus diários.
Essa atividade contribuiu pra a multiplicação das fazendas o sistema de pagar ao vaqueiro, que é quem dirige os estabelecimentos, com o das crias, pagamento que só se efetua decorridos cinco anos.
Uma fazenda de gado se constitui em geral com três léguas de terra, dispostas ao longo do curso dágua, por uma de largura, sendo meia para cada margem. As instalações duma fazenda, como refere-se são sumárias. Com o gado criam-se também cavalos há mesmo fazendas dedicadas especialmente a este fim.
Relativamente a criação do gado é preciso considerar que os subprodutos, sobretudo couros, de que se faz um comércio de certo vulto em todos os portos do norte, desde o Maranhão até a Bahia, eles figuram nos dados da exportação em proporções importantes, couros salgados, curtidos, solas e vaquetas.
Dispondo de condições naturais tão propícias e tão diversas das do sertão nordestino, a pecuária em Minas Gerais também adotará padrões diferentes. As tarefas das fazendas mineiras, de uma técnica superior as do norte, são também mais numerosas e complexas.
Outra característica da pecuária mineira está no regime. O trabalhador é ai o escravo e livres nas fazendas são apenas o proprietário e a família. Assim, as indústrias de charque, localizadas no sul entre os rios Pelotas e São Gonçalo dará origem ao centro urbano que seria o primeiro da província da capital. Or outro lado, a maior importância da indústria extrativa não é o seu valor como riqueza entre as demais da colônia, na realidade seu papel é secundário.

Nenhum comentário: