quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Negros, brancos e índios juntos na cabruêra

Negros, brancos e índios juntos na cabruêra

A cultura tem se revelado a melhor das âncoras para promover o desenvolvimento da atividade artística, repercutindo na formação das novas gerações como exemplo de preservação do patrimônio. Em Campina Grande, o Festival de Inverno está completando 33 anos de existência. Este Festival é considerado um dos mais importantes e tradicionais do país. Criado em 1975, teve (e tem) como principal proposta a promoção e o incentivo à cultura na cidade.
Muitos artistas já passaram pelo palco do Teatro Severino Cabral nesta cidade a exemplo de Cabruêra, Carlinhos de Jesus entre outros. Não só os artistas de cunho nacionais como internacionais. Dançarinos cubanos e dos Estados Unidos embelezaram e marcaram o Festival.
O Festival apresenta todos os anos mostras de música, dança e teatro. Além dos espetáculos dança e teatro, sua programação contém cursos, workshops, conferências, debates e exposições. As apresentações em Praça pública como: a Cia. Vatá, da cidade de Fortaleza, uma das principais companhias de dança do país, e apresentações dos grupos populares de Campina Grande – PB, enriquece este momento de entrelaçamento das culturas, mesmo que não seja admirado por alguns, entretanto permanece a duras penas demontrando que a cultura é inata ao homem é um bem inalienável de trocas e de múltiplas aprendizagens.

Nenhum comentário: